qual o melhor trator de esteira?

Trator de esteira para obras é essencial para que o andamento do projeto siga conforme o planejado em grandes obras de mineração e terrenos extensos.

Assim, entender como cada um dos tratores industriais funciona é importante na hora de construir ou reformar.

Se acaso tem interesse em cabines para trator, esse post é para te ajudar. Leia com atenção e saiba, de uma vez por todas, qual o melhor trator de esteira para obras.

O que é um trator de esteira, afinal?

Em primeiro lugar, o trator de esteira para obras é caracterizado pelo uso de esteiras no lugar dos pneus para sua locomoção. Consequentemente, se destaca pela sua capacidade de tração. As esteiras do trator se movem através de sistemas de transmissão mecânica.

Só para ilustrar, será preciso ter um equipamento quando a sua obra é em um terreno situado em uma área de difícil acesso.

Bem como as retroescavadeiras, este equipamento pode ser usado em áreas rurais ou em centros urbanos. 

Quando é indicado?

Antes de mais nada, é preciso usar um trator de esteira para obras em determinadas circunstâncias. Esse modelo pode ser encontrado com outros nomes no mercado, como bulldozer ou trator de lâmina. No entanto, todos possuem as mesmas especificidades.

Desse modo, o trator de esteira é a melhor alternativa quando você vai:

  • Empilhar ou reunir materiais diversos;
  • Fazer uma área de aterro;
  • Criar camadas de terra plana;
  • Alongar e compactar a superfície do terreno;
  • Nivelar a área da construção;
  • Fazer uma escavação em linhas planas;
  • Arar o solo;
  • Mover detritos e materiais;
  • Rebocar cargas ou veículos de grande porte.

Eventualmente, o tipo de terreno onde a obra acontece também determina o uso de um trator de esteira para obras. 

Portanto, em regiões com terreno pantanoso, o equipamento é o que oferece melhor custo-benefício.

E, nesse sentido, escolher vidro blindado para trator de esteira é uma maneira simples e inteligente de ter segurança na operação do veículo.

As opções de vidro laminado ou até mesmo vidro blindado para trator são preventivas de acidentes no decorrer da obra.

Onde é utilizado?

Ao passo que o trator de esteira é versátil, sua utilização é frequente em diversos tipos de construções. Todavia, na construção de grandes empreendimentos, abertura e duplicação de rodovias e fazendas e áreas dedicadas à agricultura o maquinário é a primeira alternativa viável.

Esses locais precisam de equipamentos de alta performance e pessoal qualificado no dia a dia. Com efeito, este maquinário é a melhor opção.

Como escolher o melhor trator de esteira para obras?

Assim como baterias automotivas, na hora de adquirir ou alugar um trator de esteira não esqueça de levar em conta detalhes como o vidro laminado para trator.

 Além disso, uma marca que seja referência no mercado traz credibilidade e segurança durante o uso do equipamento.

Em resumo, o que destaca este maquinário são suas lâminas subdivididas em U, KG ou Ancinho. 

Además, a proteção contra fragmentos durante a condução do maquinário para obras deve ser levada em conta. 

Transmissão mecânica ou transmissão hidrostática?

Outro critério que pode ser fundamental para que a sua construção siga o cronograma é o sistema de transmissão do trator de esteira. Primordialmente, nesses tratores industriais, o sistema pode ser mecânico ou hidrostático.

Ao optar por um maquinário pesado para obras com sistema de transmissão mecânico você terá maior desgaste em construções com atrito constante. De fato, essa transmissão possui conversor de torque, dumper e embreagem acoplada, o que aumenta os custos com manutenção de equipamentos.

Por outro lado, a transmissão hidrostática vem ganhando popularidade pois permite que o trator faça um giro completo em seu eixo central. Assim, suas curvas são precisas pois existem duas bombas na transmissão.

Cuidados especifícos

Para que seu equipamento dure o máximo possível, é importante cuidar da manutenção do mesmo, realizar retíficas ou retífica industrial. Uma melhoria que vale a pena é ter os vidros para tratores sempre em boas condições.

Mesmo que o trator de esteira esteja com o vidro sem riscos ou fissuras, substituir o vidro pode ser útil e uma ação preventiva.